quinta-feira, 19 de abril de 2012

                            I Samuel 5


     Após desbaratarem o exército de Israel, os filisteus tomam a arca da Aliança e a levam consigo. No antigo Oriente Médio, era hábito o exército vitorioso levar os deuses do exército vencido e colocá-lo no templo de seu deus. Embora a arca não fosse um ídolo, os filisteus pensavam que era. Esta era uma forma de dizer a todos que o deus Dagom era vencedor sobre o Deus de Israel, que por sua vez era um deus inferior e agora estava subordinado a Dagom.
     Asdode era uma das principais cidades filisteias e ficava a cerca de 80 Km de Ebenézer, cidade de onde a arca fora tomada. Logo seus moradores ficariam atônitos com os acontecimentos que a presença da arca da Aliança desencadeariam. Primeiramente o ídolo amanhece rosto em terra diante da arca, depois, rosto em terra, com a cabeça e as mãos cortadas. Isto era feito aos inimigos mortos. Os filisteus, no entanto, não entenderam para o quê estas manifestações apontavam. Mas no próximo acontecimento eles entenderiam.
     O verso 6 nos conta que a mão do Senhor assolou duramente aquele povo e os feriu com tumores. Há um consenso entre os comentaristas ao definirem estes tumores como sendo 'peste bubônica'. Esta era uma doença transmitida por ratos , que era infectocontagiosa e se manifestava por inchaços nas axilas, virilhas e pescoço. O aparecimento destes tumores, soava como uma sentença de morte. Apavorados, os moradores de Asdote resolveram enviar a arca para Gate, na tentativa de comprovar que a pestilência que os atingiu nada tinha a ver com a presença da arca da Aliança entre eles. Mas quando a arca chegou a Gate, toda a cidade foi assolada pelos mesmos tumores, deixando claro para os filisteus que a mão do Deus de Israel estava contra eles. Tirada de Gate e enviada a Ecrom, a arca agora deveria ser devolvida a Israel rapidamente para que a peste cessasse.
      Este texto traz uma preciosa lição: "O Senhor não é domado por amigos nem inimigos" (Bíblia de Genebra). Num primeiro momento, seu próprio povo tentou manipulá-lo, tirando a arca de Siló e levando-a para o meio do exército, esperando uma bênção mágica. Deus frustrou seus intentos. Depois, os filisteus colocaram a arca dentro do templo de Dagom, esperando subserviência. De maneira espantosa e terrível, o Deus de Israel mostrou aos filisteus que só existia um Deus ali! O Senhor executa todo o seu juízo, e não se deixa impressionar pelas 'firulas' humanas. Não nos achemos nós, algum dia, tentando manipular a Deus ou barganhar com Ele. Nosso relacionamento com Ele deve estar baseado na obediência e no amor.
     Com todos estes acontecimentos, o grande Deus de Israel, o único Deus, quer mostrar quem Ele é. Quer ensinar que as ideias humanas sobre 'vencedor' e 'perdedor' são muito diferentes das suas. Os filisteus se julgaram vencedores, mas na verdade, estavam levando a peste e a destruição para o seu arraial. Ao mesmo tempo, Israel se desesperou ao ver seus milhares de mortos e a arca sendo tomada. Isto era derrota a seus olhos. Mas Deus os estava querendo ensinar. Não podemos nunca nos prender ao que nossos olhos carnais vêm. Não temos sequer noção dos planos que Deus tem em nossas vidas. Por isso, quando alguma tragédia nos sobrevier, ou as coisas não saírem exatamente como prevíamos, tratemos de colocar nossa fé em prática! Sabedores que Ele é Senhor absoluto sobre tudo, e de que tem  pensamentos de amor para com seus filhos, descansemos nEle, mesmo durante as tempestades.
    

4 comentários:

  1. Esse texto é muito interessante e mostra claramente que Deus não está subordinado nem ao seu povo e nem a ninguém, mas um versículo em especial me chamou a atenção. O versículo 7 diz: "Vendo os homens de Asdode que assim era, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós e sobre Dagom, nosso deus."
    É interessante como o homem SÓ se volta para seu Criador através da ação do Espírito Santo! Nesse versículo os homens de Asdode perceberam que foram castigados pelo Deus de Israel por terem roubado sua Arca da Aliança, temeram a Deus e perceberam que o deus deles nada podia fazer frente ao Criador dos céus e da Terra, mas mesmo assim não se arrependeram dos seus caminhos e não deixaram seus deuses para se curvarem ao Deus verdadeiro. Mais uma prova clara de que nada, se não a ação de Deus nas nossas vidas é suficiente para que sejamos salvos.

    ResponderExcluir
  2. (usaando o texto fora do contexto e dando enfase na frase solta): terrivel coisa é cair nas mãos do Deus vivo! (parafraseando)
    eles nao faziam ideia de que o Deus de Israel era o unico Deus e tomaram a arca sem qualquer cerimonia achando que o seu deus era superior!!!
    muito legal e interessante a resposta que Deus deu a eles!

    ResponderExcluir
  3. okk (:
    Ótimo texto! Que Deus continue nos abençoando e fortificando a fé com essas leituras.

    ResponderExcluir