segunda-feira, 14 de maio de 2012

                           I Samuel 9


     Samuel havia concordado em nomear um rei em Israel, mas sequer fazia ideia de quem seria, ou quando o reconheceria. Este capítulo começa nos contando sobre o pai de Saul, que era homem rico e bem nascido da família dos Benjamitas. Seu filho Saul era mais alto que o comum e possuía uma bela aparência que chamava atenção. No episódio onde Quis perde suas jumentas, Saul e um moço vão atrás para tentar trazê-las de volta.
     Não obtendo sucesso em sua empreitada, Saul e seu moço já íam voltando para casa de mãos vazias, quando seu moço lhe propôs procurarem o homem de Deus para que ele dissesse onde poderiam achar as jumentas. Saul não conhecia o homem de Deus, "um indício perturbador da insensibilidade e descuido espirituais que caracterizarão Saul cada vez mais à medida em que a narrativa progride." (Bíblia de Genebra)
     Percebam como Deus conduziu as coisas. O objetivo de Saul era um: achar as jumentas de seu pai. Ele livremente se direcionou para cumprir este propósito, mas na realidade, o objetivo de Deus era outro, qual seja: colocar Saul diante de Samuel, para que este lhe ungisse príncipe sobre o povo. Deus nos guia por caminhos que sequer sonhamos. Algumas vezes escolhemos caminhos pensando em algum objetivo específico, mas ignoramos completamente o motivo que Deus tem em mente!
     No dia anterior, o Senhor já havia dito a Samuel que lhe mostraria quem deveria ungir. Ao ver Saul, Deus confirmou a Samuel: "Eis o homem de quem já te falara. Este dominará sobre o meu povo." Apesar de o povo ter rejeitado a condução direta de Deus sobre si, pedindo um rei, foi o próprio Deus quem designou quem seria este homem. Veremos no decorrer da história que esta escolha de Deus para seu povo, foi com o objetivo de corrigi-los, de discipliná-los. É um consolo para nós sabermos que Deus nos conduz desta forma. Que mesmo quando pedimos algo que não é bom para nós, e Ele nos dá, seu objetivo é salvífico, é nos tratar, nos trazer para perto de si!

Um comentário:

  1. Esse texto nos trás uma lição que conforta bastante os nossos corações. Por muitas vezes não conseguimos enxergar os objetivos e propósitos de Deus ao guiar as nossas vidas por determinados caminhos e, por vezes, até murmuramos. Como é bom saber que é Ele que nos guia em toda e qualquer direção! Não temos o que temer. Que possamos seguir sempre os passos do Senhor, a fim de que ele nos conduza cada vez mais perto do reino dos céus.

    ResponderExcluir