terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

                                    Números 15


     Logo após ter rejeitado o povo por sua desobediência em não tomar a Terra prometida, Deus dá a eles leis sobre os pecados por ignorância e pecados deliberados. Existe uma imensa diferença entre pecarmos inadvertidamente, sem sermos avisados, e pecarmos conscientemente, 'atrevidamente', como diz o texto. Se o pecado fosse por ignorância, havia a possibilidade de se fazer sacrifício expiatório, mas o pecado deliberado era punido com a morte! Isto porque demonstrava explicitamente o desprezo pela palavra de Deus. Quando se sabe que tal atitude é pecaminosa, se é avisado e admoestado, e mesmo assim o coração impenitente não se dobra, a rebelião é evidente!
     As franjas que os israelitas tinham que fazer nas bordas dos seus vestidos serviam para lembrar-lhes que deviam obedecer os mandamentos do Senhor e não o seu próprio coração. O Senhor conhece o nosso interior, e embora possamos enganar a homens, ele sabe exatamente o que se passa dentro de nós. Por isso mesmo nos desafia a não confiar em nossos corações corruptos, em nossas emoções corrompidas pelo pecado, mas em sua palavra! "E as borlas estarão ali para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor e os cumprais; não seguireis os desejos do vosso coração, nem os vossos olhos..." Isto é viver por fé! Não nos guiarmos pelo que sentimos e vemos, pelas circunstâncias que se apresentam, mas unicamente pelos mandamentos do Senhor, que são puros, retos,límpidos, alegram o coração e são mais desejáveis do que o ouro! Que tipos de 'borlas' podemos fazer hoje em dia para não esquecermos da redenção divina e da importância de cumprirmos sua vontade? Quais tipos de exercícios você tem desenvolvido na sua vida diária para se livrar das redes do pecado? Como podemos manter a chama do Evangelho acesa em nós diariamente, nos lembrando da santidade de Deus e da necessidade de sermos santos como ele é santo? Aceito sugestões!

7 comentários:

  1. Esta foi a forma encontrada na época para que o povo de Deus se lembrasse dos mandamentos de Deus, para não pecar. Hoje nós temos a Bíblia, e a leitura diária pode ser uma forma de nos lembrarmos da lei de Deus e das suas promessas. Devemos nos empenhar para não pecar, seja por ações, palavras ou pensamentos, resplandecendo a luz de Cristo no mundo.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma maneira para que o povo de Deus não só se lembrassem dos mandamentos de Deus,mas também dessem mais valor e maior importância para as suas leis.Foi exatamente o que o Lucas falou ... na época a palavra de Deus ainda não existia e por isso havia esses métodos.
    Acho que aí está a prova da pré-destinação. Como uma pessoa vê um ser como Deus fazer milagres,mostrar seu poder,comprovar sua existência e muitos darem as costas para ele?
    A resposta é simples ... é só por que ele não quer, ou melhor, essas pessoas não foram as escolhidas.

    ResponderExcluir
  3. Devemos viver não pelo que pensamos ou que desejamos mas sim pelo que DEUS quer de nós.
    Interessante essa parte sobre a morte do que pecasse para entendermos quanto é grave fazer isso. Nós merecemos a morte eterna e DEUS nos livrou morrendo em nosso lugar, e ainda temos o perdão de DEUS quando pecamos, pela sua misericórdia, mas o realmente merecemos é a morte.
    Como disse o Lucas o que devemos fazer hoje para sempre lembrarmos que devemos cumprir a vontade de DEUS é isso, ler a palavra, livros (que sejam de acordo com a palavra ). Mas mais ainda a palavra, devemos meditar nela e nao só ler mas como praticar o que diz nas sagradas escrituras .

    ResponderExcluir
  4. Esse texto nos mostra que Deus se preocupa com seu povo. Vendo ele alguns problemas em relação ao cumprimento de suas ordenanças, passa ao povo leis para que as pessoas sejam postas no caminho certo. Uma coisa neste texto que me deixou muito perplexo, não por não saber da gravidade do pecado, mas pela punição do mesmo, foi o castigo pela violação do sábado. Um pecado grave, que recebia uma punição severa e humilhante, uma morte de apedrejamento, não só pelo pecado da pessoa em si, mas para que também o erro de um servisse de exemplo para os outros. Imaginemos então nossa atual condição, os crentes, verdadeiros ou não, que sabem que a violação do dia do Senhor é pecado. Imagine quantas pessoas seriam apedrejadas se a punição ainda continuasse a mesma. Devemos pensar nisso!! Em relação às sugestões, acho que o jeito mais eficaz de manter o puro evangelho presente nas nossas vidas, é ler a bíblia diariamente, e meditar nela!! Pois lá estão todos os nossos ensinamentos práticos e espirituais. Lendo a bíblia, conseqüentemente, oramos mais, nos preocupamos mais com o próximo, e assim por diante!! Ler a bíblia é fundamental!!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto nos mostra que pecar atrevidamente é bem diferente do que pecar por ignorância.
    Essa questão das franjas é bastante forte. Jamais devemos seguir os desejos do nosso coração ao invés de obedecer aos mandamentos de Deus. Ele sabe de todas as coisas e não temos como enganar a Deus. Um ótimo exercício para não cairmos e não esquecermos os mandamentos de Deus e ter comunhão diária e constante com Ele e com a sua palavra. Dessa forma podemos nos preservar de determinados pecados.. se fortalecer na fé e na palavra de Deus é sempre a melhor opção!

    ResponderExcluir
  6. a solucao é sempre estar meditando na Palavra e Deus...
    que faz uma falta tremenda, quando a deixamos de lado

    ResponderExcluir
  7. Pois é , a solução é essa mesmo , temos que sempre estar seguindo aquilo que a Palavra de Deus nos diz e não em nosso coração.
    O que me chamou a atenção foi essa comparação entre pecar por ignorância e pecar atrevidamente. São duas coisas muito diferentes...

    ResponderExcluir