sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

                          Juízes 17


      Esta abrupta e curta narrativa nos deixa a par do estado em que a nação de Israel se encontrava: total afastamento do Senhor. Como o próprio texto diz, cada um fazia o que achava mais reto. A partir deste comportamento, pode-se esperar todo tipo de abominações. A fé dos israelitas deveria ser uma fé desprovida de qualquer imagem. Deus não pode ser adorado à semelhança de qualquer criatura. O segundo mandamento é claro quanto a isso.
     Mica, que era da tribo de Dã, havia roubado uma grande soma de dinheiro de sua mãe, e por ter sido amaldiçoado por ela, devolveu o dinheiro. A mulher fez algo de praxe: devotou parte do dinheiro à religião. Mas o distanciamento e a ignorância do povo a respeito de Deus no tempo dos juízes eram tantos, que foi construído um ídolo. Provavelmente a imagem de um boi, símbolo de força e poder de fertilidade entre os pagãos. Era assim que os da casa de Mica pretendiam adorar ao Deus de Israel...
     Não satisfeito com o ídolo, Mica institui seu próprio filho como sacerdote, e culmina suas abominações, pagando a um levita verdadeiro para ser sacerdote do seu deus. E o levita consentiu! Passou a ser sacerdote daquele ídolo e a fazer parte de toda a distorção das leis que Deus havia dado e que foram esquecidas.
     Fico pensando como um povo pode se distanciar tanto de seu Deus, a ponto de praticar tantas coisas abomináveis! Como pode um sacerdote levita, que havia sido designado para o serviço do santíssimo culto ao santíssimo Deus, se render a um convite para intermediar o povo através da imagem de um boi? A única resposta que me vem à cabeça é que este afastamento e desconhecimento da lei de Deus é algo tão gradual quanto imperceptível e destrutivo. É sempre assim que perdemos a batalha. Como as Igrejas e os pastores de hoje andam tão distantes e cometendo torpezas tão graves quanto se prostrar ante um boi? Como as verdades de Deus são tão desconhecidas que, quando ditas, são alvo de escárnio? E como isso não nos dói, não causa revolta? Como não nos voltamos à Palavra a cada erro no culto? Como toleramos os ministro equivocado com os quais nos deparamos? A resposta é simples: da mesma forma que a ignorância e a falta de liderança se abateram sobre Israel, vagamos sem rumo, num mar de "Micas", erigindo seus próprios ídolos e nomeando seus próprios sacerdotes!
     O maior perigo que nos ronda e que pode devastar não só a nossa vida de obediência pessoal, mas também a obediência e a santidade da Igreja, é a ignorância sobre quem é Deus e sobre o que Ele exige de nós nas Escrituras! Portanto, cada um de nós deve estar atento ao seu próprio coração e se estamos fazendo como o povo no tempo dos juízes: "cada qual fazia o que achava mais reto". Não podemos nos iludir achando que devemos confiar em nós mesmo. Pelo contrário! Devemos sempre desconfiar de nós mesmos e deixar que a Bíblia seja nosso guia seguro, nossa REGRA de fé e de prática. 
     Mica, sua mãe e aquele sacerdote levita certamente achavam que estavam agradando a Deus, enquanto praticavam tamanha iniquidade e abominação. Deviam estar se sentindo bem, com seu senso religioso satisfeito. Mas isso não pode ser suficiente para nós! Aquilo que queremos, achamos ou pensamos a respeito do Deus revelado e de seu culto, devem estar de acordo com o que Ele mesmo revelou sobre si e sobre o culto que desejava receber de seus adoradores. Se não, corremos o risco de estarmos tão distantes da verdade quanto aqueles homens. E o pior: achando estar  perto da verdade, estar tão diametralmente opostos ao Deus verdadeiro, adorando deuses fabricados em nossa própria imaginação. Pode haver desgraça maior? Isto se chama apostasia! Deus nos guarde de cairmos nesta armadilha!
     

7 comentários:

  1. Quanto maior o nosso conhecimento sobre Deus, maiores as nossas responsabilidades, mas no que se refere à palavra de Deus, a ignorância NÃO é uma bênção, muito pelo contrário, a falta de conhecimento sobre nosso Deus, sobre quem Ele é, como age e o que exige pode nos levar a cometer pecados cada vez maiores. Não podemos ser soberbos a ponto de acharmos que a nossa justiça significa algo para Deus, mas devemos buscar conhecer cada dia mais a Deus e principalmente pôr esse conhecimento em prática

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que voce falou que me chama muito atenção é a forma gradual e imperceptível que alguns pecados são introduzidos no nosso meio que só vão levando a outros pecados numa forma como voce mesmo disse destrutível, e como nós podemos deixar isso acontecer? Devemos estar sempre lendo e aprendendo mais da palavra de Deus para que não caiamos em 'pecadinhos' que geram 'pecadões' como a apostasia.

    ResponderExcluir
  3. Vemos aqui um completo distanciamento de Deus e de Sua palavra por parte de Mica, sua mãe e o levita. Muitas vezes, alguns crentes acabam por se afastar do Senhor e, consequentemente, caem em pecados terríveis, as vezes até sem saber que o estão cometendo. Devemos estar sempre atentos à palavra de Deus e ao que ele nos manda fazer. Somente assim, com uma vida de obediência e temor, poderemos nos aproximar mais Dele e nos afastar de uma vida pecaminosa.

    ResponderExcluir
  4. Toda essa ignorância [ daqueles israelitas e incrédulos em geral] a respeito de quem é Deus, e de suas leis, com certeza, é de nos indignar.Mas, devemos lembrar que é a justiça de Deus sendo feita.O próprio desconhecimento do povo a respeito do Santo Deus é juízo para esses povos.

    ResponderExcluir
  5. coisa terrivel essa narrada nessa passagem, devemos orar para que isso nao aconteça conosco! pois muitos estao na mesma situação que a descrita no texto e, da mesma forma, nao se apercebem para tal!
    "Quem há de discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas."
    Salmos 19.12

    ResponderExcluir
  6. A ignorância daquele povo era tamanha que , mesmo adorando aqueles falsos deuses, eles ainda sim , achavam que estavam agradando a Deus! Isso prova o quanto Mica estava distante da palavra de Deus! Que possamos estar sempre atentos para não cairmos como Mica caiu e ainda sim acharmos que estamos adorando a Deus!

    ResponderExcluir
  7. É incrível o que acontece quando nos distanciamos da palavra, as coisas horríveis que fazemos quando não procuramos andar conforme os mandamentos de Deus. Vemos na história do povo de Israel, tudo que Deus tinha feito direta e indiretamente na vida deles, estando próximo ao povo, se mostrando a eles sobrenaturalmente em várias vezes. Isso muito me amedronta, se um povo que estava tão "próximo" a Deus, viu os feitos de Deus ali com os seus próprios olhos, e tropeçavam facilmente, imagino o que acontece conosco. Vendo isso, temos que temer a distância da palavra de Deus, vemos o quão vulneráveis ficamos quando isso acontece. Um próprio levita se pois à servir falsos deuses. Que Deus nos dê misericórdia para que nunca caiamos no esquecimento, não só do que ele é, de seu caráter divinal, e de suas bençãos para conosco.

    ResponderExcluir